terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Barbas Tortas, 1º de janeiro de 2012

Querida Lissa,

deveríamos ter percebido que barcos de papel não aguentam tempestades que caem tantas vezes seguidas. Mas, acredite, seria pior se uma de nós tivesse desistido de remar. O barco facilmente se desmancharia. Lutamos contra isso, mesmo cansadas, indispostas e sem esperanças. O que te dizer? Cai apenas uma garoa, agora. É inacreditável que sobrevivemos. As nuvens pretas se dissiparam e precisamos fazer os concertos do barco, com urgência. Primeiro devemos colocá-lo no sol, assim que ele surgir. Depois faremos novos desenhos, colaremos o chão e compraremos novos remos. Não será tão difícil assim.
Devo te contar que quase coloquei tudo a perder no último dia de tempestade. Estive cara-a-cara com o mar. Os estragos não foram muitos naquele dia. As nuvens escuras já davam lugar para alguma claridade. Bem, era um final de tarde, o vento estava tão terrível que, de fato, pensei que eu também era de papel. Não havia ninguém na praia, exceto eu e ele. Eu estava feliz. Ele estava revoltado. Sempre foi assim. Ouvi um murmúrio doce, mesmo que irritado. O vento me empurra para o mar. Ao mesmo tempo, o repuxo. Meus pés nem estavam na água, mas ele me chamava, zangado, quase implorando, usando todos os argumentos possíveis para me convencer a largar o barco.
Eu estava bêbada de vinho, cerveja e felicidade. A loucura é mais perigosa quando se está feliz. Pois eu entrei no mar, lembrei daquela nossa conversa sobre como seria difícil ter de conviver com ele todos os dias. Veja bem, com os joelhos embaixo d'água, um copo cheio de vinho na mão, as bochechas vermelhas, eu chorei. Não de tristeza. E então o sol apareceu. Percebi que a garoa também morreria com ele e que outra vez remaríamos no barco seco, veloz e sem rumo. Virei as costas para o mar, lutei contra o vento e saí para ver quanto custariam os novos remos do nosso barco, depois que ele estivesse concertado.

p.s: a ausência pode demorar a aliviar, mas alivia.

Com carinho,

senhora M. Batata