quinta-feira, 20 de maio de 2010

Parecia não querer estar ali, naquela hora, com aquelas pessoas. Não precisava, de fato, mas estava. Os olhos maquiados suavemente, a roupa moderna, a bota confortável, dentes brancos e retos. Ela não parecia o tipo de pessoal intelectual, mas havia algo em seus olhos e no seu jeito que me fazia sonhar. E quando ela começou a falar, um sorriso disfarçado, eu percebi o quanto tinha em comum com aquela mulher de trinta anos. O desejo de mudar a rotina também queimava dentro dela. Aquela mente já tinha pensado em suicídio, em assassinato e em abismos. O gosto pelo estranho e pelo sórdido também era algo que lhe pertencia. A diferença é que nos seus dezessete anos ela não sabia o que seria. Eu acho que sei, mas não posso escrever isso com tanta certeza.
Olhou-me nos trinta primeiros minutos em que ficamos naquela sala. Comecei a pensar que ela sabia tudo o que se passava comigo. Falou em decepção, também. O que ela sabe sobre decepção? O que alguém sabe sobre isso? Fechei os olhos e apenas escutei. Na minha mente os meus sonhos tomando cores, formas e sons. "Um dia eu vou ser tão boa escritora que vou ter total liberdade de tirar meu vinho da bolsa antes de começar a falar em uma faculdade." Foi aí que ela interrompeu meus sonhos e me trouxe pra realidade: "um bom jornalista tem que gostar de gente, caso não gostar, tem que trocar de profissão." Pensei em trocar, mas não sei onde mais eu poderia me adaptar. Logo concluí que o que eu queria era escrever, apenas. Fechei os olhos e continuei sonhando. Talvez algum dia eu voltasse a encontrá-la, quando fosse tão boa quanto ela, ou melhor. Talvez algum dia eu lhe contasse os meus segredos. Talvez algum dia ela me contasse que aqueles sorrisos eram falsos e que tudo o que ela queria era ter estado em casa com um litro de vodca e uns chocolates caros.

Não sei o que vem depois. Não sei se depois do abismo o céu é mais azul. Não sei se algum dia eu simplesmente vou acordar, pensar que não é isso e mudar tudo de mim. Não sei, mas o que eu posso fazer além de me atirar daqui e tentar voar?